terça-feira, 2 de setembro de 2008

A favor da descentralização...


Porque não há educação e cultura sem integração!

Meta:

Centro acadêmico descentralizado.

O que é?

Utiliza-se de conselhos formados por representantes de grupos, sejam períodos ou turmas (sem a necessidade de ser um representante de turma para seleção) para se tomar decisões sem utilizar um grupo por Diretoria encabeçada por presidente.


Como funciona?

  • Não existem cargos de presidência. As decisões são tomadas por um conselho formado por representantes de classe.
  • Ênfase no planejamento, já que o modelo de tomada de decisões é mais lento que o convencional.
  • É necessária a inclusão de um determinado número representantes por classe, que participam das deliberações podendo utilizar sistema de rodízio ou selecionar dia semanal para soluções. Estes terão de representar o consenso da maioria do grupo que representa, mesmo que seja contra sua opinião.Ou seja, não fica limitado às questões pessoais.
  • Nenhuma proposta pode ser votada sem sair da classe. Os estudantes deliberam sempre sobre o que fazer, e nunca o CA.
  • Os participantes do CA apenas mobilizam a classe, mas sem tomar decisões.
  • Os únicos cargos fixos são os administrativos e de contábeis, com o objetivo de evitar (ou diminuir) as fraudes. Que pode ser formado por equipe mista, dos alunos interessados e com aptidão para estas funções.
  • Em casos extrema urgência que possam ocasionar atrasos ou ônus do CA, haverá assembléia pública, em que será votado. Havendo um número superior a 40% de alunos de cada turma, estes decidirão a questão pendente.

***


Questões:

1)Qual a importância do Centro Acadêmico?

Fortalecimento do corpo discente junto à Instituição. Na elaboração de projetos para o desenvolvimento do curso e dos alunos. Isto permite que a instituição fortaleça seu nome e os alunos tenham representação em eventos diversificados e importantes à nossa formação. E principalmente na reivindicação de nossos direitos.

2. Quem integra o Centro Acadêmico?

Todos os alunos do curso, já que o CA é um representante deste. E para as equipes todos têm o direito de participar.
As equipes são montadas através de plataformas, no sistema tradicional votação. Em que grupos de alunos criam chapas e disputam através de eleição. O vencedor e sua equipe gerem o CA(Diretoria, Coordenações, Administrativa e Tesouraria).
No sistema Descentralizado, como o citado acima, será montado conforme votação e seleção, através de conhecimentos e experiências para os cargos abertos. É fundamental que o aluno tenha disponibilidade de tempo para integrar as equipes internas (administrativa/ tesouraria e experiência para algumas questões de gestão/ coordenadoria) e responsabilidade. Mas isto não o impede de ser colaborador se tiver força de vontade. Todos estamos aprendendo.

3. Como posso participar?

Ficando atento a agenda de reuniões e participando destas. Auxiliando com novas idéias que possam melhorar o ensino da Instituição. Ou ainda conforme sua disponibilidade de horário e conhecimento poderá integrar o conselho e participar mais ativamente destas questões.

4. E se eu não tenho tempo?

Haverá uma comissão de divulgação das ocorrências para que todos fiquem cientes dos fatos. Poderá ainda escolher (e para quem tem disponibilidade candidatar-se) a Representantes em suas turma.
Os Representantes ficarão responsáveis por passar as informações à turma e participar as questões que serão/ foram decididas no conselho.
Atenção: ESCOLHA BEM SEUS REPRESENTANTES EM MUITAS DAS QUESTÕES ELES SERÃO A SUA VOZ.

5. Quais são as mudanças efetivas?


a)Lutar contra o excesso de burocracias vigentes e da maneira secundarista que costumam tratar os alunos do Ensino superior.

b)Melhorar a postura da Diretoria referente ao curso para se obter recursos devidos para que as aulas fluam corretamente, como (bons) equipamentos, salas apropriadas e apoio necessário (condução, parcerias com outras instituições).

c)Cobrar ações mais efetivas que valorizem o curso dentro da Instituição.

d) Elaboração de eventos com apoio da Instituição, inclusive dentro desta.

e) Investir no desenvolvimento de cultura na região. As instituições de ensino, especialmente as públicas tem obrigatoriedade social. E os alunos devem incentivar e participar disto.

f) Solicitar na medida do possível um setor para o nível universitário. Para que se tenha um ambiente acadêmico mais apropriado.

g) Divulgação ABERTA de vagas e oportunidades de estágios, monitorias e bolsas dentro e fora da instituição.

h) A possibilidade de se criar um banco projetos e/ ou uma associação de produtores para a venda de projetos onde todos possam lucrar e levar ao fortalecimento do curso no mercado.

6. Isto tudo é possível?

Sim. Se houver uma integração efetiva dos alunos, ou pelo menos de uma boa parte para a realização deste. Que é extremamente necessário para solidificar o nosso curso junto a CEFETEQ/ IFET e no Brasil.


IPC: O bacharelado deve nos obrigar a uma carga horária de estágio. E há uma dificuldade de vagas abertas para a área de Produção Cultural, daí a necessidade de nos esforçarmos ainda mais por melhorias e pela criação de oportunidades. Sem que tenhamos a necessidade de recorrer a uma outra profissão/ faculdade para nos mantermos.


Colabore!

F.S.
(Junho/2008)

Nenhum comentário: